quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENCONTRO 2009 - NOTÍCIAS

Do nosso primo João Brandão recebemos esta ideia. Será que alguém está em condições de pôr o “Tabuleiro do Burro” a funcionar?

Lembrei-me de um entretenimento que nos "Velhos Tempos da Sociedade" juntava o pessoal. O Tabuleiro do Burro, que era jogado com umas malhas de borracha. Haverá ainda isso?

Bem e por agora, um abraço para todos e até sempre

JBrandão

1 comentário:

Antonio Barbosa disse...

aqui estão as regras do jogo do burroJOGO do BURRO

É um jogo de domínio público, que evoluiu ao longo dos séculos. O jogo consiste em lançar uma malha de ferro ou moeda para um tabuleiro, que tem nele marcado várias pontuações e um burro desenhado em três tentativas os pontos vão acumulando, se acertar na casa do burro perde toda a pontuação dessa série.



MATERIAL - 6 vinténs (D.Carlos/D.Luis) para cada equipa.
PARTICIPANTES - 2 Equipas (2 jogadores cada uma)

DESENVOLVIMENTO:

Cada Equipa colocada a distância de 3 metros do tabuleiro do jogo do burro, tem direito a lançar 6 vinténs (3 por cada participante), tentando obter a máxima pontuação possível para a sua Equipa. Os dois participantes que formam cada uma das equipas devem jogar um a seguir ao outro. A contagem total dos pontos conseguidos por cada equipa será feita apôs o lançamento dos 6 vinténs. Depois de efectuados os 6 lançamentos, se alguma malha ficar colocada nas casas onde se encontram desenhados os burros, a equipa que a lançou é penalizada com a perda de TODA A PONTUAÇÃO.


Se um vintém for deslocado de uma casa para outra, passa a contar os pontos desta ultima casa. No caso de algumas malhas ficarem colocadas sobre as linhas divisórias das casas não contam.