quarta-feira, 27 de agosto de 2008

MAIS IDEIAS PARA O BLOGUE



Bem vinda ao nosso blogue. As tuas sugestões são oportunas e muito interessantes. Esperamos que os nossos Tios/Primos Brandões correspondam.
Quanto à tua contribuição é isto mesmo que fizeste. Continua enviando textos, fotos e tudo o que te parecer bem através deste mail para postar ou em directo nos comentários doutras postagens.
Saudações


Olá
Penso que seria interessante este ano fazer uma reportagem fotografica do encontro e coloca-la depois aqui.
Criar aqui a arvore genealogica que sei que tanto trabalho tem dado.
Quem sabe muitos dos primos tem daquelas fotos de época, antigas e podia-se criar umas pastas com arquivos fotograficos da familia e paisagens desaparecidas entretanto.

Eu não posso dizer que sou "uma" Brandão de Sintra.
Ainda estou a tentar fazer a minha árvore genealógica, mas posso dizer que fui bem recebida por estes primos e primas todos, e sinto-me parte desta tão grande familia.
As minhas recordações não teem a serra de Sintra, teem como fundo a paisagem Ribatejana, o rio Tejo e as suas águas,o atravessa-lo a nado, pescar nas suas margens, passar o verão a conhecer os seus recantos mais apraziveis, uma lagoa meia escondida, um salgueiro que toca com as suas pontas nas águas....enfim, daria para muitas páginas as recordações de infância.

Hoje venho só dar os parabêns por este blog, e no que eu poder contribuir é só dizerem.
--
Ana Brandão

Esta intervenção da Ana é um bom exemplo. Ficamos à espera de mais.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1º JOGO DE FUTSAL "OS BRANDÕES"



Excelente ideia do António Barbosa (Tó Brandão). Alargar o nosso encontro de 4 de Outubro para a parte da manhã com a realização de outras actividades desportivas e de lazer.

Aqui vai a primeira proposta do Tó;

Boas... meus caros Brandões, fiquei de aqui apresentar umas ideias para dinamizar um pouco mais o almoço.Por isso aqui vai a primeira:-"1ºJogo de futsal os Brandões"-(jogado antes do almoço no pavilhão do nafarros,ficando á espera de inscritos,10 no minimo mais um arbitro,POR ISSO VAMOS LÁ A FAZER A INSCRIÇãO, havendo necessidade de cobrar a mesma ,que será por volta dos 3 euros,vai haver transportes para quem não tenha).MAIS NOVIDADES DENTRO DE DIAS
Já somos 4 jogadores....Brandões de gema e grandes jogadores...eu tenho 1:90 de altura...lolol
Quinta-feira, 21 Agosto, 2008

Ora então aqui está; Jogo de futsal para o dia 4 de Outubro de manhã no pavilhão do Nafarros.

Ficamos à espera de adesões que podem ser indicadas em “comentários” desta postagem ou para o mail do blogue.

Aceitam-se ideias para mais actividades a realizar de manhã ou entre o almoço e o lanche.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

VII ENCONTRO BRANDÕES



Cara(o)s Tia(o)s e Prima(o)s, já se inscreveram para o nosso encontro no próximo dia 4 de Outubro pelas 12h30 no restaurante “O Padeiro” em Nafarros? Se ainda não, era bom que o fizessem, porque o tempo passa a correr e estamos quase lá. Não se esqueçam que a festa começa às 12h30 com almoço, depois lanche ajantarado até às tantas como podem ver no programa abaixo.

Lembramos que o podem fazer contactando o Casimiro (telefones, correio e mail) ou ainda através deste blogue em «comentários» ou enviando mail « brandoesemsintra@gmail.com » .

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"A SERRA"


“Não tires o boné que o sol já está quente!” Dizia a minha Mãe enquanto os meus pequenos passos venciam a caminhada nas primeiras horas daquela manhã. Na Av. Conde de Sucena em S. Pedro a Lenda dos Dois Irmãos à esquerda, naquela época era assim e as perguntas que eu fazia como outros putos de sete ou oito anos. E a minha Mãe contava a história. Fim de Verão e os ouriços das castanhas como tapete verde que eu pegava e tentava esventrar.

A Prima florista no Fetal e logo subindo para descer até à Vila. A minha Mãe aprendeu a ler ali pelos idos 1920/21 com as freiras antes de se curvar para a fonte da Sabuga. Encanto da Vila, e pára e cumprimenta e fala outra vez e conhece mais e nas escadinhas do hospital, sítio do nascimento da minha Mãe, mesmo ali naquela porta. "Anda, vamos que agora é um instante." E eu ia caminhando sempre pela sua mão de frente para o Central, à esquerda a Piriquita com a história da padaria, lá mais à frente pela direita, a Quinta do Roma e se descesse a Quinta da Cabeça de más lembranças da minha Mãe que trabalhou e a fruta e o meu Avô Silvestre, más lembranças. Agora sempre subindo pelo Palácio do “milhões”, agora Regaleira, Seteais com história da lenda das sete mulheres presas na parede e que gritaram até morrer. E eu perguntava sempre até à bica na esquerda depois do arco com a cruz empoleirada, e a minha Mãe contava mais uma vez; À direita no fundo, aquela quinta que o seu Avô, meu Bisavô, tinha de sua com a família e que pela vida vivida em hábitos muito gastadores se foi. “Mas oh Mãe! Foi o tal seu Avô que veio do norte fugido por causa do nome Brandão?” “Foi filho… a Mãe qualquer dia conta a história toda."

E, com a resposta dada lá estava o caminho para a Tapada à vista.O caminho de terra batida levava-nos à casa da Serra. O cheio intenso a café de cafeteira e pão fresco. A minha Avó Cândida, a minha Tia Franquelina, o Quim, o meu Tio Joaquim, os cães, os gatos, os patos e galinhas, a água fresca a correr, o cheiro a terra fresca e as flores, muitas flores por todo o lado. O fumo permanente que saía da chaminé e lá dentro o fogão a lenha com aqueles dourados brilhantes. A mesa enorme para quinze ou vinte lugares e a minha Avó Cândida lá estava sempre alegre e bem disposta. Verde, muito verde e todas as cores.

Oh Mãe vamos à Serra? Sim Filho vamos! E eu ficava muito feliz, era assim uma felicidade sem fim… Naquela casa, a natureza, a beleza da nossa Serra.
Silvestre Brandão Félix

terça-feira, 12 de agosto de 2008

ORIGENS

Existem referências a "Brandão" como nome própio no nosso País, pelo menos desde o século XI, ou seja, antes da fundação da nacionalidade.
O nome não surgiu logo como o conhecemos hoje e, a sua origem, fazendo fé na opinião de grande parte dos especialistas, é a Inglaterra ou a Normandia, com a ortografia de "Blandon", "Blandom", "Blanden" etc. Seleccionamos uma das versões existentes, que está documentada e é oficial, a da Junta de Freguesia de Paços de Brandão. Diz-se no seu sítio que; "O nome da Localidade teria origem na chegada e permanência dum Cavaleiro Normando de nome Fernand Blandon que em 1095 veio assistir ao casamento do Conde D.Henrique e D.Teresa, Titulares do Condado Portucalense."
Sendo esta ou não a origem do nome "Brandão" no nosso País, o que é certo que o encontramos em todas as regiões do País e em todo o mundo onde se fala Português.
Nós estamos em Sintra e arredores, e aqui, como é natural, temos todos a mesma origem. Ficamos à espera de todos os contributos.

domingo, 10 de agosto de 2008

PARTICIPAÇÕES DOS BRANDÕES


Como concerteza reparaste a construção do nosso blogue está andar e, se entretanto já tiveste oportunidade de o visitar, já estás em condições de dares a tua opinião, de sugerires ideias e de enviares textos, fotos, etc para o e-mail « brandoesemsintra@gmail.com » para postar no blogue. Contamos contigo.
Silvestre Brandão Félix

terça-feira, 5 de agosto de 2008

VII ALMOÇO DOS BRANDÕES

Transcreve-se informação sobre a realização do Almoço deste ano, enviada por correio pelo Casimiro a todos os Brandões conhecidos. Pedimos respondam conforme é solicitado.

“ Terá lugar no próximo dia 4 de Outubro como tem acontecido desde 2003, no restaurante O PADEIRO, em Nafarros, pelas 12h30.

Como é evidente, teremos de ter a confirmação do número de pessoas que estarão presentes, dado que queremos ter a certeza do espaço a reservar.

O preço por pessoa é de 25 €, excepto crianças que, dos 0 aos 4, nada pagam, e dos 4 aos 10 anos, pagam 50 %.

A ementa é a seguinte:

Aperitivos, entradas, sopa, pratos quentes (Arroz de marisco + vitela assada), bebidas, fruta, doces, existe bar aberto, mais lanche com grelhados.

O que é necessário fazer-se:

Contactar o Casimiro Brandão Barbosa para:

- Telemóvel: 963 572 260; 912 671 494 ou 919 799 529
- E-mail: Casimiro.barbosa@clix.pt ou Casimiro.brandao.barbosa@caixaseguros.pt
Afim de confirmarem a vossa comparência e o nº de pessoas que vão levar.
Esta informação deve ser dada com o máximo de urgência.

- O pagamento deve efectuar-se até à primeira quinzena de Setembro em cheque (se for em dinheiro será depositado de imediato) a descontar (por depósito bancário) na semana anterior ao almoço, ou para o NIB 0018 0002 0118 6024 0019 5 do banco Santander Totta em meu nome.

Nos contactos por telefone, se eventualmente estiver desligado no momento, deixar mensagem que quando for possível ligarei de volta.

Casimiro Brandão Barbosa “

APRESENTAÇÃO

Este é o Blogue dos Brandões de Sintra e, como se pode constatar, está em construção e por isso, aceitam-se sugestões.

Como acontece na maioria das famílias, o ponto de encontro mais frequente dos parentes é na hora da desgraça, numa visita hospitalar ou mesmo num velório. Aí se encontram os Primos, os Tios, os sobrinhos, etc, etc.

Connosco não era diferente mas, num desses encontros, ficou decidido que a partir daquela altura (2002), pelo menos uma vez por ano, os nossos Brandões se iriam encontrar em ambiente de festa e não de tristeza.

Se bem o pensaram, melhor o fizeram, ou mais correcto ainda, melhor o fez o Casimiro. É verdade, o Casimiro tem sido o grande obreiro deste encontro anual.

Este blogue é de todos e é para ser utilizado por todos. Podem enviar e-mails (endereço: brandoesemsintra@gmail.com )para postagens e também todos podem fazer comentários directamente. O sítio do blogue é: brandoesdesintra.blogspot.com

Ficamos na expectativa de muitas visitas e de muitas participações.